Visita a Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento

In: Sobre o curso

8 mai 2012

Alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software do Campus de Quixadá, acompanhados pelos professores Carla Ilane Moreira e Lincoln Rocha, realizaram no dia 07 de Maio de 2012 uma visita técnica ao Instituto Atlântico.

visita-ia-2012

Os 22 alunos, matriculados nas disciplinas de Processos de Software, Arquitetura de Software, Gerência de Projetos e Desenvolvimento de Software Ubíquo, puderam entenderem melhor como a parte teórica, vista em sala de aula, é posta em prática dentro dos projetos que acontecem dentro da empresa. Em especial, como as tecnologias de ponta e as técnicas e os métodos da Engenharia de Software são aplicados no ambiente de trabalho da empresa.

O Atlântico, com sede em Fortaleza, é uma das principais instituições de P&D na área de TIC do estado do Ceará, sendo a única do nordeste avaliada com CMMI nível 5. O objetivo principal da visita foi proporcionar aos alunos o contato com o dia-a-dia de uma grande empresa de desenvolvimento de soluções de TIC na área de hardware e software.

Os alunos e professores foram recebidos pelo Marcus Rodrigues (Gerente Técnico), Ana Sofia Marçal (Gerente do PMO), Emanuelle Jucá (Coordenadora da Qualidade) e Luciana Pereira (Analista dos Recursos Humanos). Inicialmente, o Marcus apresentou fez um apanhado geral sobre o histórico do Atlântico e o tipo de projetos que a empresa trabalhava. O Gerente Técnico ressaltou a importância de a empresa trabalhar com novas tecnologias, alto nível de maturidade (CMMI nível 5) e no desenvolvimento de soluções que só estarão no mercado por volta do ano de 2020.

Guiados por Ana Sofia e Emanuelle, os alunos conheceram as instalações do Atlântico, visitando cada ambiente de desenvolvimento onde diversos tipos de projetos são conduzidos em parceria com grandes corporações. Coube a cada responsável pelo ambiente de desenvolvimento visitado, explicar aos alunos a natureza dos projetos e os parceiros envolvidos. De forma resumida, os alunos conheceram detalhes relacionados a projetos ligados ao desenvolvimento de soluções para dispositivos móveis, projetos de pesquisa, projetos de desenvolvimento de software, design de hardware e automação de produtos.

A visita foi finalizada com um ciclo de palestras no auditório da empresa. As palestras abordaram o programa de qualidade de processos promovido pela empresa que a levou até o CMMI nível 5 e como isso pode ser conciliado com a adoção de metodologias Ágeis. Além disso, o arquiteto de software do Atlântico, Rafael, proferiu uma palestra didática, por meio de um exemplo ilustrativo, sobre o tipo de problemas que ele enfrenta no dia-a-dia e qual seria o perfil de um bom arquiteto de software. A gerente do PMO (Project Management Office) e a analista do setor de Recursos Humanos comentaram a escassez no mercado de trabalho de profissionais capacitados nas áreas de Requisitos de Software, Interação Humano-Computador e Qualidade de Software. Ao final, informações sobre o processo de seleção adotado pela empresa e onde as chamadas de trabalho são publicadas foram apresentadas aos alunos.

Atlântico – http://www.atlantico.com.br

Mais fotos:

Comment Form

Seja Bem Vindo

Conheça o curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará, do Campus de Quixadá.

Site do Campus de Quixadá

Sistemas Quixadá