Apresentação

O Curso

Os avanços da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) têm impulsionado uma demanda pelo desenvolvimento de sistemas de software mais complexos, confiáveis e de qualidade. Engenharia de Software é a disciplina, em ciência da computação, que se dedica ao projeto, desenvolvimento e manutenção de software com maior qualidade, confiabilidade, facilidade de manutenção, redução de custos e tempo. Tais aspectos são desejáveis às soluções de software por questões socioeconômicas e de alocação de recursos, mas consegui-las muitas vezes consiste em um desafio. As atividades do profissional de engenharia de software perfazem o ciclo de vida completo de um software, desde sua concepção, projeto, construção e manunteção. Para tanto, os profissionais precisam dominar conhecimentos gerais de computação, conhecimento específicos da engenharia de software, assim como métodos, processos e ferramentas para viabilizar e otimizar o desenvolvimento.

O curso de Bacharelado em Engenharia de Software da UFC – Campus Quixadá é um dos pioneiros no Brasil, sendo este o único no estado do Ceará. Nossos alunos recebem formação sólida, incluindo os conceitos-chave de engenharia de software e as principais técnicas para projeto, desenvolvimento, manutenção e testes de software. O mercado de trabalho desta área evolui rapidamente e tem demanda constante por profissionais. Aqueles com boas habilidades de comunicação e perfil empreendedor encontram excelentes oportunidades no mercado.

Projeto Pedagógico do Curso

Perfil

As organizações contemporâneas têm na tecnologia da informação um elemento estratégico, na medida em que as soluções tecnológicas automatizam processos organizacionais e são fonte de vantagens competitivas através da análise de cenários, apoio ao processo decisório e definição e implementação de novas estratégias organizacionais. Assim, cresce a preocupação com a coleta, armazenamento, processamento e transmissão da informação na medida em que a disponibilidade da informação correta, no momento apropriado, é requisito fundamental para a melhoria contínua da qualidade e competitividade organizacionais, o que implica em considerar a crescente relevância da Engenharia de Software no desenvolvimento de sistemas de software com eficiência, qualidade e a baixo custo.

O egresso do curso de Engenharia de Software estará apto atuar na indústria de desenvolvimento de software. A bacharela ou bacharel em Engenharia de Software deve ser capaz de efetivamente contribuir com equipes na produção de modelos abstratos correspondentes a software e realizá-los por meio de código funcionando em contexto real.

Da perspectiva pessoal o egresso deve ser capaz de:

  • Trabalhar de forma harmoniosa e efetivamente auxiliar na elaboração de produtos atribuídos a equipes;
  • Valorizar e iniciar longo processo de formação de sua própria reputação na área;
  • Desenvolver atitudes e posturas ativas.

Da perspectiva cognitiva o egresso deve ser capaz de:

  • Elicitar, analisar, modelar, especificar (documentar), validar e gerenciar requisitos de software;
  • Projetar (design) software (arquitetura e projeto detalhado). Inclui modelagem, análise e avaliação da qualidade, princípios, estilos, métodos, modelos arquiteturais e padrões de projeto;
  • Construir (programar) software com qualidade e em equipe. Inclui métodos, técnicas, tecnologias e ferramentas;
  • Realizar atividades de manutenção de software;
  • Planejar e executar atividades pertinentes a qualidade de software. Inclui verificação, validação, revisões, inspeções e testes;
  • Gerenciar pequenos projetos de desenvolvimento de software. Inclui estimativas de custo de software;Personalizar processos de software em conformidade com modelos de melhoria de processos;
  • Transmitir idéias com clareza (seja na forma verbal ou escrita).

Da perspectiva tecnologia e pragmática o egresso deve ser capaz de:

  • Exercitar o conhecimento (veja perspectiva cognitiva), empregando tecnologias e ferramentas para desenvolvimento de software complexo por meio da participação em equipes de projeto;
  • Selecionar tecnologias apropriadas para um dado contexto.

Áreas de Atuação

O egresso terá condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da incorporação de novas tecnologias da informação na solução dos problemas e propiciando novos tipos de atividades, agregando:

  • a) Domínio de novas tecnologias da informação e gestão da área de Engenharia de Software, visando melhores condições de trabalho e de vida;
  • b) Conhecimento e emprego de modelos associados ao uso das novas tecnologias da informação e ferramentas que representem o estado da arte na área;
  • c) Conhecimento e emprego de modelos associados ao diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de projetos de sistemas de software aplicados nas organizações;
  • d) Uma visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade e nas organizações.

Desta forma, não exclusivamente, o egresso do curso poderá atuar como:

  • Analista de sistemas de software
  • Desenvolvedor de sistemas de software
  • Gerente/Analista de configuração
  • Projetista de sistemas de software
  • Arquiteto de software
  • Gerente/Analista de qualidade de software
  • Gerente/Analista de teste de software
  • Gerente de projetos de software
  • Consultor/Auditor de sistemas software
  • Professor e/ou Pesquisador

Seja Bem Vindo

Conheça o curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará, do Campus de Quixadá.

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