Apresentação
O Curso
Os avanços da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) têm impulsionado uma demanda pelo desenvolvimento de sistemas de software mais complexos, confiáveis e de qualidade. Engenharia de Software é a disciplina, em ciência da computação, que se dedica ao projeto, desenvolvimento e manutenção de software com maior qualidade, confiabilidade, facilidade de manutenção, redução de custos e tempo. Tais aspectos são desejáveis às soluções de software por questões socioeconômicas e de alocação de recursos, mas consegui-las muitas vezes consiste em um desafio. As atividades do profissional de engenharia de software perfazem o ciclo de vida completo de um software, desde sua concepção, projeto, construção e manunteção. Para tanto, os profissionais precisam dominar conhecimentos gerais de computação, conhecimento específicos da engenharia de software, assim como métodos, processos e ferramentas para viabilizar e otimizar o desenvolvimento.
O curso de Bacharelado em Engenharia de Software da UFC – Campus Quixadá é um dos pioneiros no Brasil, sendo este o único no estado do Ceará. Nossos alunos recebem formação sólida, incluindo os conceitos-chave de engenharia de software e as principais técnicas para projeto, desenvolvimento, manutenção e testes de software. O mercado de trabalho desta área evolui rapidamente e tem demanda constante por profissionais. Aqueles com boas habilidades de comunicação e perfil empreendedor encontram excelentes oportunidades no mercado.
Perfil
As organizações contemporâneas têm na tecnologia da informação um elemento estratégico, na medida em que as soluções tecnológicas automatizam processos organizacionais e são fonte de vantagens competitivas através da análise de cenários, apoio ao processo decisório e definição e implementação de novas estratégias organizacionais. Assim, cresce a preocupação com a coleta, armazenamento, processamento e transmissão da informação na medida em que a disponibilidade da informação correta, no momento apropriado, é requisito fundamental para a melhoria contínua da qualidade e competitividade organizacionais, o que implica em considerar a crescente relevância da Engenharia de Software no desenvolvimento de sistemas de software com eficiência, qualidade e a baixo custo.
O egresso do curso de Engenharia de Software estará apto atuar na indústria de desenvolvimento de software. A bacharela ou bacharel em Engenharia de Software deve ser capaz de efetivamente contribuir com equipes na produção de modelos abstratos correspondentes a software e realizá-los por meio de código funcionando em contexto real.
Da perspectiva pessoal o egresso deve ser capaz de:
- Trabalhar de forma harmoniosa e efetivamente auxiliar na elaboração de produtos atribuídos a equipes;
- Valorizar e iniciar longo processo de formação de sua própria reputação na área;
- Desenvolver atitudes e posturas ativas.
Da perspectiva cognitiva o egresso deve ser capaz de:
- Elicitar, analisar, modelar, especificar (documentar), validar e gerenciar requisitos de software;
- Projetar (design) software (arquitetura e projeto detalhado). Inclui modelagem, análise e avaliação da qualidade, princípios, estilos, métodos, modelos arquiteturais e padrões de projeto;
- Construir (programar) software com qualidade e em equipe. Inclui métodos, técnicas, tecnologias e ferramentas;
- Realizar atividades de manutenção de software;
- Planejar e executar atividades pertinentes a qualidade de software. Inclui verificação, validação, revisões, inspeções e testes;
- Gerenciar pequenos projetos de desenvolvimento de software. Inclui estimativas de custo de software;Personalizar processos de software em conformidade com modelos de melhoria de processos;
- Transmitir idéias com clareza (seja na forma verbal ou escrita).
Da perspectiva tecnologia e pragmática o egresso deve ser capaz de:
- Exercitar o conhecimento (veja perspectiva cognitiva), empregando tecnologias e ferramentas para desenvolvimento de software complexo por meio da participação em equipes de projeto;
- Selecionar tecnologias apropriadas para um dado contexto.
Áreas de Atuação
O egresso terá condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da incorporação de novas tecnologias da informação na solução dos problemas e propiciando novos tipos de atividades, agregando:
- a) Domínio de novas tecnologias da informação e gestão da área de Engenharia de Software, visando melhores condições de trabalho e de vida;
- b) Conhecimento e emprego de modelos associados ao uso das novas tecnologias da informação e ferramentas que representem o estado da arte na área;
- c) Conhecimento e emprego de modelos associados ao diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de projetos de sistemas de software aplicados nas organizações;
- d) Uma visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade e nas organizações.
Desta forma, não exclusivamente, o egresso do curso poderá atuar como:
- Analista de sistemas de software
- Desenvolvedor de sistemas de software
- Gerente/Analista de configuração
- Projetista de sistemas de software
- Arquiteto de software
- Gerente/Analista de qualidade de software
- Gerente/Analista de teste de software
- Gerente de projetos de software
- Consultor/Auditor de sistemas software
- Professor e/ou Pesquisador