Palestra “Programação com Atores”

In: Eventos

6 nov 2013

Resumo

O modelo de programação por atores já foi muito estudado nas universidades, tanto a nível teórico, bem como em linguagens como D e E. A linguagem Erlang, especificamente dedicada à programação com atores, continua sendo a implementação de referência desse modelo. Apenas nos últimos anos, a utilização de atores em projetos mais variados vem sido facilitada por frameworks disponíveis para linguagens genéricas de ampla difusão, como Java, Python, F# ou Scala. Também serão apresentados conceitos ligados como “Futures and Promises”, “Command-Query Responsibility Segregation”, “Event Sourcing” e algumas dicas como “Don’t Push”.

Alain F. Béarez  http://cua.li/Alain-Bearez.html

Mini-cv: Depois do doutorado em Ciência da Computação na França trabalhando em projetos para depuração de aplicações paralelas com um modelo procedural distribuído, morou 4 anos em Amsterdam onde trabalhou 2 anos no CWI fazendo pós-doutorado e 2 anos trabalhando na NetlinQ, agência Web, como desenvolvedor Java. Em seguida voltou para a França trabalhando 3 anos como desenvolvedor e 2 anos como formador, ministrando cursos: Java, UML, XML, JSP, Struts, EJB. Depois foi morar em Barcelona ficando 1 ano e meio para implementar práticas de melhoria dos códigos na Everis. Em Fortaleza, trabalhou três anos na área de desenvolvimento para clientes off-shore. Durante dois anos ficou responsável pela nova arquitetura de tratamento das informações de geolocalização dos ônibus para a empresa M2M Solutions. Atualmente continua brincando com os desafios da computação distribuída com atores.

Dia: 14/11/2013 (quinta-feira)
Horário: de 13:30 às 15:30h
Local: Bloco 1, Sala 2
Inscrições: por ordem de chegada (valerá como atividade complementar)

Atualização: veja aqui o exemplo de código usado na palestra. A apresentação está no arquivo intro.html

Comment Form

Seja Bem Vindo

Conheça o curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará, do Campus de Quixadá.

Site do Campus de Quixadá

Sistemas Quixadá