Integralização Curricular

Veja o Fluxograma da Integralização Curricular

Introdução

As Diretrizes Curriculares Nacionais serviram como parâmetros na preparação e organização do currículo, que considera o desenvolvimento de competências tecnológicas, a capacidade de aprender a aprender, acompanhar as mudanças no mundo contemporâneo, contemplando a flexibilidade, a interdisciplinaridade e a contextualização.

O currículo do curso oferece flexibilidade ao utilizar o critério de pré-requisitos mínimos para disciplinas, o que facilita para o aluno uma melhor oferta de disciplinas no curso, uma disciplina de ementa aberta (Tópicos Especiais) e oferta de atividades complementares. As parcerias com empresas da área de Informática do estado, permitirão que a coordenação do curso e os professores tenham uma avaliação permanente da demanda local, e com isso uma informação que possibilita uma atualização constante do curso e seu currículo.

A proposta de formatação do curso foi elaborada a partir das necessidades regionais para formar profissionais aptos a atuarem nas diversas áreas relacionadas a informática no estado do Ceará, advindas da expansão do mercado de TIC. Através de parcerias mantidas com empresas e instituições que trabalham o desenvolvimento da informática no estado, como o Instituto do Software do Estado do Ceará, o projeto do curso procura priorizar o atendimento às demandas dos cidadãos, da sociedade e do mercado de trabalho.

Estrutura do Currículo

Toda a estrutura curricular do curso de Bacharelado em Engenharia de Software foi elaborada de forma a contemplar os objetivos do curso e atingir o perfil profissional proposto. A organização do currículo permite, a compreensão, o entendimento e o conhecimento para aplicar e desenvolver modelos, utilizando as novas tecnologias e metodologias, assegurando as inter-relações com outras áreas do conhecimento, contribuindo assim, com o processo de compreensão e transformação da realidade, desenvolvendo no discente não só competências, como também formando um cidadão consciente do seu papel na sociedade e alicerçado nos princípios da ética e da cidadania.

A integralização curricular compreenderá uma formação de 3.072 horas (equivalendo a 192 créditos) com tempo ideal para conclusão do curso estimado em 4 (quatro) anos ou 8 (oito) semestres letivos. Sendo assim, o estudante do Curso de Engenharia de Software, modalidade Bacharelado, deverá observar o tempo máximo para a sua conclusão, estipulado em 07 (sete) anos ou 14 (catorze) períodos letivos. Os alunos devem cursar uma carga horária mínima por semestre de 4 créditos e, no máximo, 32 créditos.

As disciplinas do Curso de Engenharia de Software são de três tipos: obrigatórias, optativas (da integralização curricular do curso) e optativas-livres (de fora da integralização curricular do curso) e também atividades extraclasses: estágio supervisionado, trabalho de conclusão de curso e atividades complementares, como extensão, monitoria, iniciação científica, participação e organização de seminários e palestras etc. Eventualmente, respeitado o limite, algumas disciplinas poderão ser ministradas a distância. Devido ao rápido surgimento de novas tecnologias de informação, faz-se necessário a inclusão de disciplinas optativas que abordem tais temas. Para tanto, as disciplinas chamadas tópicos especiais que constam no currículo serão ofertadas de acordo com a demanda por estas tecnologias, não possuindo assim ementa definida a priori.

Carga Horária

Carga Horária

Nº de Horas

Nº de Créditos

Carga Horária Obrigatória 1.728 108
Carga Horária Optativa 320 20
Carga Horária Optativa-Livre 256 16
Estágio Profissional 320 20
Trabalho Final de Curso 160 10
Atividades Complementares 288 18
Total
3.072 192

Unidades Curriculares

As tabelas a seguir apresentam as matérias a serem observadas na construção de projetos pedagógicos de cursos de Bacharelado em Engenharia de Software. Cada uma das matérias pode ser operacionalizada através de uma ou mais disciplinas em um currículo específico a ser implementado.

Formação Básica

A área de formação básica é composta pela Formação Básica em Ciência da Computação e Formação Básica em Matemática. A Formação Básica em Engenharia de Software foi adicionada em virtude do objetivo do curso.

Formação Básica em Ciência da Computação

Matéria

Disciplina

Programação Fundamentos de Programação
Programação Orientada a Objetos
Estruturas de Dados
Linguagens de Programação
Teoria da Computação e Algoritmos Linguagens Formais
Projeto e Análise de Algoritmos
Teoria da Computação
Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores

Formação Básica em Matemática

Matéria

Disciplina

Matemática Matemática Básica
Matemática Discreta
Lógica para Computação
Probabilidade e Estatística

Formação Básica em Engenharia de Software

Matéria

Disciplina

Introdução a Engenharia de Software Introdução à Ciência da Computação e Engenharia de Software
Introdução a Processos e Requisitos de Software

Formação Tecnológica

A área de formação tecnológica é composta por um conjunto de matérias relacionadas à Engenharia de Software e as Tecnologias da Informação e Comunicação utilizadas no desenvolvimento de sistemas de software.

Matéria

Disciplina

Engenharia de Software Modelagem e Análise de Software
Projeto Detalhado de Software
Interface Humano-Computador
Gerência de Projetos de Software
Processo de Software
Requisitos de Software
Qualidade de Software
Reuso de Software
Arquitetura de Software
Verificação e Validação
Compiladores Compiladores
Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados
Inteligência Artificial Inteligência Artificial
Engenharia de Software Aplicada Integração de Aplicações
Especificação Formal de Software
Gerência de Configuração
Manutenção de Software
Experimentação em Engenharia de Software
Métodos e Ferramentas de Engenharia de Software
Desenvolvimento de Software Concorrente
Desenvolvimento de Software para a Web
Desenvolvimento de Software para Dispositivos Móveis
Desenvolvimento de Software para Persistência
Leitura de Software
Trabalho Cooperativo Baseado em Computador
Estimativa de Custo em Projetos de Software
Sistemas operacionais, Redes de computadores, Sistemas Distribuídos e Segurança Sistemas Operacionais
Redes e Sistemas Distribuídos
Segurança

Formação Complementar e Humanística

A área de formação complementar é composta por um conjunto de matérias que visa à preparação do egresso para interação com profissionais de outras áreas. Para o Bacharelado em Sistemas Engenharia de Software destacam-se as matérias que visam dar ao egresso o embasamento sobre o empreendedorismo. A área de formação humanística é composta por um conjunto de matérias que visa subsidiar a discussão e compreensão da dimensão humana em relação a Engenharia de Software. A disciplinas optativas-livres podem auxiliar na formação complementar e humanística.

Matéria

Disciplina

Administração Empreendedorismo
Direito e Legislação Ética, Normas e Postura Profissional
Língua Inglesa Inglês Instrumental I
Inglês Instrumental II

Formação Suplementar

A Formação Suplementar é composta por matérias que não se enquadram perfeitamente nas áreas de formação originalmente propostas nas Diretrizes Curriculares.

Matéria

Atividades

Trabalho de Conclusão Trabalho de Conclusão de Curso I e II
Estágio Profissional Estágio Supervisionado I e II

As unidades curriculares deverão formar o futuro Bacharel em Engenharia de Software para exercer seu papel de cidadão levando em conta o desempenho de atividades nas áreas de Engenharia de Software, considerando ainda sua responsabilidade social.

Perfil do Corpo Docente

De forma mais específica, é possível traçar algumas recomendações em relação aos docentes, de acordo com a área em que atuarão no currículo:

a) Recomenda-se que os professores que atuam na Formação Básica em Matemática, Formação Humanística e Formação Complementar tenham formação nas áreas específicas das disciplinas que lecionam. Além disso, é desejável que tenham conhecimentos e experiência profissional que os habilitem a promover a articulação entre os conteúdos desenvolvidos em suas disciplinas e a aplicação em Engenharia de Software;

b) Recomenda-se que os professores da Formação Básica em Ciência da Computação tenham formação na área de Computação ou Informática. É desejável que estes docentes tenham conhecimentos e experiência profissional que os habilitem a promover a articulação entre os conteúdos desenvolvidos em suas disciplinas e a aplicação em Engenharia de Software;

c) Os professores da Formação Tecnologia da Informação podem ter formação variada de acordo com a área de aplicação envolvida, sendo geralmente provenientes de Computação e Informática. Além disso, é desejável que disponham de experiência profissional relacionada à aplicação da tecnologia específica em Engenharia de Software;

d) Os professores das áreas de Formação Básica em Introdução a Engenharia de Software, Formação Tecnológica em Engenharia de Software e Engenharia de Software Aplicada podem ser formadas nas áreas de Computação ou Informática, sendo desejável que tenham cursado a graduação ou pós-graduação em uma destas áreas. Além disso, é desejável que estes docentes tenham experiência profissional e/ou de pesquisa na área da matéria lecionada.

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Conheça o curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará, do Campus de Quixadá.

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